QUEM SOMOS!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cipó cabeludo - Microgramma vacciniifolia





O cipó cabeludo, de nome científico Microgramma vacciniifolia, é um subarbusto da flora brasileira, pertencente à família das Polypodiaceae, também popularmente conhecido como guaco-cabeludo, cipó-caatinga, erva-dutra, dentre outras denominações.

É encontrada particularmente nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. De sabor amargo e cheiro aromático, esta planta medicinal possui caule cilíndrico lenhoso, bela floração melífera e a extremidade de seus ramos mais jovens são cobertos por pelos de cor castanho-clara; suas folhas são opostas, denticuladas e de cor verde-escura na face superior e mais clara na inferior.

Os princípios ativos da planta incluem taninos e matérias aromáticas e pépticas e ela pode ser utilizada em forma de chá, cápsulas (pó) e tintura (líquido).

O cipó cabeludo é popularmente utilizado para tratar as doenças das vias urinárias e litíases vesicais, além das afecções reumáticas. Confira as propriedades medicinais e os benefícios proporcionados pelo chá de cipó cabeludo.

As propriedades medicinais do cipó cabeludo

Adstringente;

Analgésico;

Antidiarreica;

Anti-hipertensivo;

Anti-inflamatória renal;

Antinefrítica;

Antirreumática.

Artrite;

Balsâmica;

Béquica;

Bronquite;

Catarros crônicos;

Cistite;

Contusão;

Coqueluche;

Dilatação das veias;

Diurética;

Dor no corpo.

Frieira;

Gota;

Impede a eliminação da albumina;

Laringite;

Nefrite;

Nevralgia;

Pedra na vesícula;

Rachaduras e coceiras na pele;

Reumatismo;

Rins;

Uretrite;

Varizes;

Vias urinárias;

Adicione duas colheres de sopa da planta em um litro de água e deixe ferver por cerca de 10 minutos. A indicação de consumo deste chá é de 2 a 3 xícaras ao dia.

Contraindicações e cuidados

Na literatura consultada não foram encontradas contraindicações para o uso desta planta, mas lembre-se sempre que a automedicação pode ser muito perigosa! Qualquer tratamento, inclusive com medicamentos naturais, deve ter acompanhamento médico.

É de sabor amargo e cheiro aromático.

Parte utilizada: Planta inteira.

Princípios Ativos: taninos, matérias aromáticas e pépticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário